Cai Perfurações

POÇOS ARTESIANOS

POÇO TUBULAR PROFUNDO É UMA ESTRUTURA HIDRÁULICA, VERTICAL E TUBULAR, PARA CAPTAÇÃO DA ÁGUA SUBTERRÂNEA DIRETAMENTE DO AQÜÍFERO.

A CONSTRUÇÃO DE UM POÇO TUBULAR É COMPOSTA POR:

PROJETO - A elaboração do projeto leva em conta a necessidade do cliente, neste projeto estarão contemplados todos os dados possíveis, os geológicos, hidrogeológicos, características dos materiais para a perfuração bem como dos materiais para a complementação, equipamento de bombeamento, potência a ser instalada, adução ao ponto de distribuição, controle da produção e esquema de manutenção preventiva. Todo o projeto e execução seguemas Normas ABNT NBR12212 E NBR 12244, relativas a projetos e construção de poços para captação de água subterrânea.

ÁGUAS SUBTERRÂNEAS: são as águas armazenadas no subsolo; elas preenchem os espaços vazios dos solos, sedimentos e das rochas.

AQÜÍFERO: Uma formação geológica (rocha) que tem capacidade de armazenar e transmitir quantidades significativas de água subterrânea.

Para uma rocha ter capacidade de armazenar água, ela terá que possuir porosidade, que são os espaços vazios existentes entre as partículas constituintes desta rocha, e, para ter capacidade de transmitir água, terá de ter permeabilidade, que é a propriedade de um meio, que indica a maior ou menor facilidade à passagem da água através dele.

Nos sedimentos e nas rochas sedimentares, os espaços vazios correspondem aos poros – AQUÍFEROS POROSOS, enquanto que nas rochas cristalinas – ígneas e metamórficas – os espaços vazios são representados pelas fraturas – AQUÍFEROS FRATURADOS.

LEIA MAIS...

FOTOS