Cai Perfurações

POÇOS ARTESIANOS

 

Os aquíferos são classificados como do tipo LIVRE ou CONFINADO.

Nos AQUÍFEROS LIVRES o nível da água corresponde à superfície superior da zona saturada, encontrando-se sob a ação da gravidade e da pressão atmosférica.

Os AQÜÍFEROS CONFINADOS estão confinados por estratos sobrejacentes relativamente impermeáveis. Assim a água subterrânea estará confinada sob pressão maior que a atmosférica. Se um poço penetrar tal aqüífero, o nível d’água subirá acima da camada confinante, até o nível de equilíbrio com a pressão atmosférica. Se a pressão for suficiente para elevar o nível d água acima da superfície do terreno, diz-se que o poço é jorrante ou artesiano.

PERFURAÇÃO - A perfuração é  executada com uma sonda perfuratriz, o diâmetro do furo varia de 12 polegadas inicialmente e finaliza em 6 polegadas, perfurando até atingir o aqüífero subterrâneo.

REVESTIMENTOS - Após a perfuração, as paredes desta são revestidas com tubos galvanizados ou geomecânicos para proteção contra desmoronamentos de solos ou rochas não compactos. Existem dois tipos de revestimento, o parcial, quando o revestimento é aplicado até a rocha sã  e o total, quando toda a perfuração é revestida, neste caso é feito para solos mais instável, com chance de desmoronamento.

FILTRO E PRÉ-FILTRO - Os filtros são tubos de PVC ou aço com ranhuras ou espiralado, tendo como finalidade permitir a entrada de água no interior do poço. O pré-filtro consiste de um material arenoso granular  que é aplicado no espaço entre a perfuração e os filtros, tendo como função a retenção de partículas de sedimentos e a pré-filtragem da água antes de entrar para o poço.

VEDAÇÃO SANITÁRIA - A vedação sanitária trata-se de uma cimentação aplicada entre a parede da perfuração e o revestimento, protegendo o poço contra infiltrações e contaminações superficiais.

EQUIPAMENTO HIDRÁULICO E ELÉTRICO - É composto por: Bomba Submersa, instalada no interior do poço, esta é constituída por um bombeador e motor elétrico; um quadro de comando que é responsável pelo acionamento e proteção da bomba submersa; cabo elétrico, interligando quadro de comando á bomba no interior do poço; tubo adutor, podendo ser de PVC ou aço, serve para passar a água bombeada do interior do poço.

MONITORAMENTO - Concluído o poço, este deve funcionar conforme a vazão e regime de bombeamento determinados no projeto. O monitoramento é realizado desde o início de sua operação, este é feito para manter o bom funcionamento, qualidade da água e situação dos equipamentos de bombeamento.


OUTORGA – DIREITO DE USO – LICENÇA ENCAMINHADA NO DRH -


FORMAS DE USO DA ÁGUA SUBTERRÂNEA:

 

FOTOS